Novas equipes entram na disputa e tabela da competição é reformulada
A Copa Verde de 2025 passará por mudanças significativas após as desistências de Atlético-GO e Cuiabá. As equipes, que foram rebaixadas para a Série B do Campeonato Brasileiro, optaram por não participar da competição devido à retirada da vaga direta na terceira fase da Copa do Brasil para o campeão da Copa Verde.
Novas oportunidades
Com as vagas abertas, Luverdense e São Raimundo-RR herdaram a oportunidade de disputar a competição. O Luverdense fará sua estreia contra o Operário-MS, enquanto o São Raimundo enfrentará o União-TO. Os vencedores desses confrontos avançarão para a segunda fase e enfrentarão, respectivamente, Vila Nova-GO e Goiás.
Ajustes na tabela
A saída de Atlético-GO e Cuiabá exigiu um rearranjo na tabela da Copa Verde. A primeira fase seguirá o formato original, com 16 equipes divididas em oito grupos. A partir da segunda fase, as equipes classificadas enfrentarão os times previamente definidos de acordo com o ranking da CBF.
Calendário da competição
A Copa Verde terá início no dia 22 de janeiro e se estenderá até 23 de abril, com a grande final. Confira as datas-base da competição:
- Primeira fase: 22/01
- Segunda fase: 05/02
- Terceira fase: 12/02 e 19/02 ou 26/02
- Semifinais: 06/03 ou 12/03 (ida) e 19/03 (volta)
- Final: 09/04 (ida) e 23/04 (volta)
Equipes participantes:
Águia de Marabá-PA, Amazonas, Aparecidense-GO, Brasiliense-DF, Capital-DF, Ceilândia-DF, Goiás, Grêmio Sampaio-RR, Humaitá-AC, Independência-AC, Luverdense, Manaus, Paysandu, Porto Velho-RO, Remo, Rio Branco-ES, São Raimundo-RR, Tocantinópolis-TO, Trem-AP, União Rondonópolis-MT, União-TO, Vila Nova e Vitória-ES.
O que esperar da Copa Verde 2025?
Com as mudanças, a Copa Verde promete ser ainda mais emocionante. Novas equipes terão a oportunidade de mostrar seu valor e conquistar uma vaga na Copa do Brasil. Além disso, a competição servirá como preparação para as demais competições nacionais.